28 de agosto de 2014

Maratona filmes franceses para assistir. #1


E aí pessoal, hoje é dia de dicas de filmes, não filmes comuns mas filmes franceses. 

Como a lista que eu tenho é um pouco extensa eu resolvi fazer uma maratona, com 2 filmes em cada post, vou começar com os mais novos que são mais fáceis de você encontrar na internet ou baixar.
Vamos lá ?


1-Minhas tardes com Margueritte (La Tête en friche)

Ficha técnica: 
  •  Realização : Jean Becker
  • Diretor de produção: Bernard Bolzinger
  • Produtor : Louis Becker
  • Adaptação : Jean Becker et Jean-Loup Dabadie
 

"Um encontro pouco comum, entre o amor e a ternura, não tinha outra coisa. Tinha nome de flor e vivia entre as palavras. Adjetivos rebuscados, verbos que cresciam como a grama, alguns ficavam. Entrou suavemente desde o córtex até o meu coração.
Nas histórias de amor há mais que amor. Às vezes não há nenhum ‘eu te amo’, mas se amam.
Um encontro pouco comum. Eu a conheci por acaso no parque. Ela não ocupava muito espaço, era do tamanho de uma pomba com as suas penas. Envolta em palavras, em nomes, como o meu. Ela me deu um livro, e outro, e as páginas se iluminaram. Não morra agora, há tempo, espere. Não é a hora, florzinha. Me dê um pouco mais de você. Me dê um pouco mais de sua vida. Espere.
Nas histórias de amor há mais que amor. Às vezes não há nenhum ‘eu te amo’, mas se amam.
"

Gérard Depardieu é Germain Chazes um homem de um coração imenso que chega a ser ingênuo, mas com uma dificuldade intelectual visível.Com o primário incompleto, tem dificuldades na leitura e de capacitar certas"entrelinhas" das relações sociais.Ele é chamado de idiota por muitos e só recebe carinhos de Annete,sua namorada, que o vê de uma maneira diferente.Em uma tarde ele encontra a querida Margueritte que é interpretada por Gisèle Casadesus,no banco em uma praça que ele tem costume de ir. Eles têm a mesma mania de contar os 13 pombos que ficam em frente a esse banco.Margueritte ao contrário de Germain é rica com as palavras,ela é apaixonada pela leitura e se propõe a ajudar Germain.No começo ela lê para ele livros muito conhecidos como A Peste de Albert Camus. Ele é relutante quando ela pede que ele pratique a leitura mas depois de descobrir algo(spoilers) ele resolve aprender. É um filme bem gostoso, e que tem uma mensagem incrível, ele não deixa de amar Anette mas passa a amar Margueritte. A história é linda e vale muito a pena assistir, eu baixei o filme mas acho que vocês conseguem assistir online.

Trailer:

2- O escafandro e a borboleta. (Le scaphandre et le papillon)

Ficha Técnica:

  • Direção: Julian Schnabel 

  • Roteiro:Jean-Dominique Bauby (memórias)
    Ronald Harwood (roteiro adaptado

Esse filme é incrível ele faz você pensar em sua própria vida, assim me fez pensar  em como seria se um dia eu não pudesse mais viver e apenas lembrar ?Não vou entrar em muitos detalhes,apenas o necessário. O filme conta a história de Jean-Dominique Bauby de 43 anos que sofre um derrame cerebral, ele tem o seu corpo completamente paralisado a não ser os olhos.O filme começa quando ele acorda 20 dias após o derrame e mostra o seu tratamento e o modo que ele passou a usar para se comunicar e escrever o seu livro, sim ele escreveu um livro usando esse meio de comunicação.

Eu super recomendo é um filme ótimo, para vocês terem noção eu assisti com a minha mãe pois foi uma recomendação da professora de psicologia dela.É um filme muito bonito e emocionante.

 Trailer:



 Então o que vocês acharam ?Dê a sua opinião aqui nos comentários,ela ajuda muito para melhorar o blog.#Ficaadica