1 de setembro de 2014

Resenha: Carnaval;Luiza Trigo





Título:Carnaval                                                                                                 
Autora:Luiza Trigo 
Editora:Rocco
Lançamento:2012
Páginas:146
"Gabi decide passar o Carnaval no Recife para rever suas primas e principalmente esquecer a tristeza de um namoro frustrado.Amigos,festas,blocos,shows,lugares legais,muita diversão.Mas aí...eis que surge uma grande surpresa.O que será que o destino vai aprontar para Gabi na terra do frevo?"

A narração leve e objetiva,uma história,simples,engraçada e instigante.Esse é o livro Carnaval da Luiza Trigo uma carioca da gema(assim como eu),de 26 anos formada em cinema e super fofa.Luly,como é chamada carinhosamente, nasceu para a arte,antes de descobri-se escritora,foi assistente de direção de DVDs de músicas.E ainda escreveu e dirigiu um curta-metragem: Delito,que tem uma abordagem muito interessante.Nesse mesmo ano nasceu Carnaval,a autora diz sobre o processo de criação:"Eu costumo brincar, dizendo que um santo baixou em mim. Eu nunca tinha pensado em fazer isso para valer. Lembro de ter vontade de escrever depois de ler bons livros, como Harry Potter (meu vício na adolescência), mas nunca levei a sério. E de repente, quando estava lendo Crepúsculo e desejando aquele vampiro, ou pelo menos parte dele (podemos tirar a que brilha no Sol), Carnaval me veio todinho na cabeça. Nasceu primeiro com o Felipe, que foi a minha versão do Edward, mais humano e com traços que eu preferiria ver em um menino. E o resto veio da minha viagem a Recife, do meu carnaval, de histórias passadas, histórias emprestadas e a maioria criada." Agora depois de conhecer a autora vamos conhecer o seu filho.

A nossa protagonista é Gabi,uma carioca apaixonada por Recife,estudante de artes plásticas, acabou de sofrer uma decepção amorosa (viu o seu namorado beijando outra garota) e ela já está cansada de sofrer optou por se divertir no carnaval nordestino.Uma parte de sua família mora no Recife e Gabi não vê a hora de reencontrar as primas,os amigos e a comida dessa cidade tão querida.Para aproveitar o seu carnaval ao máximo,decidi ficar com que garoto tiver vontade,Gabi considera os garotos descartáveis então essa decisão não é difícil.Já na primeira festa as coisas não seguem o rumo desejado e ficam complicadas para o seu lado.
Nessa noite Gabi conhece Felipe um garoto que segundo os amigos tem muitas características em comum com ela,ela sente-se atraída mas para o seu azar ele está acompanhado por Paty.Assim todas as suas esperanças vão pelo ralo,porém a sua atração continua sendo cada vez mais forte,afinal se fosse fácil não seria tão divertido.Na van a caminho da festa,Pedro senta a seu lado e começa a puxar assunto mesmo desanimada e desinteressada Gabi começa a se deixar levar, não adiantava ficar pensando no cara acompanhado.Na festa ela e Felipe trocam olhares, mas inesperadamente Pedro a beija e ela surpresa fica sem reação, percebe que Felipe também assisti a cena mas ele fingi não ver.Então Gabi para e pensa,que mal tem o beijar ? Eu não vim para me divertir? E então ela retribui o beijo agora com uma maior intensidade. 

A partir daí eles começam a ficar só que ela desmaia e Pedro não tem forças para carrega-la e Felipe a pega no colo e a retira da multidão,Gabi ainda abalada sente o cheiro do perfume e mesmo sem saber quem a está carregando dá uma fungada no pescoço. Quando volta ao normal percebe que era Felipe e que todos estavam em volta deles e viram aquela cena inclusive Pedro e Paty.

No dia seguinte,ainda ficando com Pedro,Felipe revela ao grupo que terminou com a sua ficante e Gabi tem a sensação dele ter terminado por ela,mas não acreditava.Cada vez sente mais atração por Felipe e mais pena de Pedro de ter que revelar que estava atraída pelo seu amigo.As coisas só pioram e ela deve tomar uma decisão,qual será a sua escolha? E o que o destino reserva à ela ? 

O livro é rápido e muito prazeroso,a história é totalmente envolvente e quando percebe já está enrolado nessa confusão de sentimentos.A protagonista é cativante e é pelo seu ponto de vista que vemos a história, isso causa um sentimento de maior proximidade com a personagem como se ela estivesse conversando com você.O livro tem clima de carnaval,os dias são rápidos e muito ocupados e as madrugadas com festas e shows,como uma típica farra com os amigos.Na minha opinião o livro é perfeito para fazer o papel de intermediário, entre dois livros,complicados.Sabe quando você precisa relaxar de tantos livros grandes,pesados e cansativos? Esse é o livro certo,quem sabe naquele final de semana na praia ele também caí muito bem ou até mesmo naquele seu tempo livre no colégio,ou em casa.Serei mais objetiva, esse livro é perfeito para relaxar e se distrair durante algumas horas.

A diagramação do livro é muito linda,são pequenos detalhes que fazem a diferença e nesse livro os detalhes foram bem aplicados.




Na minha opinião o livro é 5 estrelas,dou parabéns para a Luly por conseguir me fazer tão feliz com esse livro,ele foi além do que eu esperava e me surpreendeu incrivelmente.E na sua opinião, o livro merece cinco estrelas ou menos ?


 Então o que vocês acharam ?Dê a sua opinião aqui nos comentários,ela ajuda muito para melhorar o blog.#Ficaadica