5 de março de 2013

Resenha : O menino do pijama listrado.





Bom hoje vai ser outra resenha acho que de um livro que todo mundo já ouviu falar se não do livro pelo menos do filme : O menino do pijama listrado.
Eu já tinha esse livro aqui em casa a bastante tempo e à alguns anos atrás eu me interessei em ler só que eu não gostava de ler naquela época ou melhor não me interessava.

Li esse livro foi sábado ( hoje ) porém eu só vou postar essa resenha lá pra terça.

Li o livro todo em 3 horas e meia alguma coisa assim.

Vamos ao que interessa.


 Eu não vou ser nem a primeira nem a última pessoa à escrever uma resenha desse livro por que esse livro é incrível.

 Você vai ver o mundo e a vida de uma criança de 9 anos,
tudo ao olhar do mesmo, filho de um nazista, que gosta de explorar e que quer ser um explorador quando crescer, que foi obrigado a se mudar para um campo este Haja-Vista.
E o menino,que se chama Bruno, não gosta da ideia, odeia a nova casa aonde é totalmente diferente de Berlim aonde ficava a sua antiga casa, ele odeia aquele lugar, reclamando do tamanho da casa e de tudo, e pelo fato dele não encontrar nada para fazer lá.


Durante essa falta do que fazer ele começa a reparar nos serventes, primeiro Maria que ele não se lembra com alguma roupa sem ser a de servente, ele começa a conversar com ela, logo depois Pavel um ex-médico que não tem mais licença para exercer a sua formação.

Ele se sente incomodado com o que ele vê pela janela do seu quarto,ele vê uma cerca, pessoas vestidas com os mesmos pijamas listrados, vê cabanas e fica intrigado, mas ninguém se aprofunda nesse assunto quando ele pergunta.

Ele só sabe que depois que o Fúria foi jantar em sua casa tudo mudou, foi por causa do Fúria que eles foram para lá, ele achava ele um homem horrível  mal-educado, e que não apresentava aspectos de um homem que merecia toda aquela importância, por que era mais baixo e nem tão forte quanto o pai.

Depois de alguns meses ele resolve sair para explorar, e anda paralelo à cerca, quando já estava prestes a desistir por não ter encontrado nada, ele vê um ponto distante, que se torna uma mancha, e depois um vulto e depois um menino de pijama listrado.

E é ai que começa a amizade entre um judeu e um "contrario".

Eles passam a se encontrar todas as tardes no mesmo local, mas sempre com a cerca entre eles, até um ano depois quando Bruno descobre que vai ter que voltar para a sua antiga casa, e eles planejam então que Bruno passaria para o outro lado da cerca, para eles explorarem juntos pistas para achar o pai se Shmuel, mas alguma coisa dá errado na hora de Bruno voltar.

O final da história não é feliz, e isso que eu acho que marca a história.



Só isso gente beijos e até a próxima...